#SouDaqui Lorena Rodrigues

Com 18 anos, a estudante do 3º semestre de psicologia Lorena Siqueira Rodrigues, é uma amante da leitura e diz que a dança está deixando de ser apenas um hobbie. Com pretensão de viajar frequentemente, a jovem nasceu e sempre morou em Planaltina, exalta a cultura e a história de sua cidade.

Untitled design (8)

“As atividades que eu mais gosto de realizar são dançar e ler. Ultimamente, a dança vem tomando um espaço maior na minha vida, deixando de ser apenas um hobbie, também gosto muito de doces e de viajar. Atualmente, minha pretensão para o futuro é poder viajar com mais frequência”.

“Nasci em Planaltina, então são 18 anos morando aqui. Minha família é do Ceará, mas meus pais vieram para cá buscando melhores condições financeiras, por conta das ofertas que estavam surgindo por aqui, com o iminente desenvolvimento de Brasília e suas cidades satélites. Meus pais já moram aqui há 21 anos”.

“Gosto de morar aqui, especialmente pelo fato de Planaltina ser uma cidade histórica. Tenho um certo fascínio por história e é muito gratificante para mim poder morar em uma cidade que foi base para tantos acontecimentos relevantes para história brasileira e aqui, sempre é possível visitar um pouquinho do passado quando quisermos. O que me desagrada aqui sem dúvidas é a violência presente aqui”.

“Acho que uma experiência interessante a ser contada é o fato do tempo que demorei para visitar os pontos históricos da cidade. A primeira vez que visitei foi há cerca de três anos atrás durante o processo de montagem de um espetáculo de dança e fomos até a pedra fundamental tirar algumas fotos. Posso dizer que demorei muito tempo, considerando o fato de que tenho morado aqui minha vida inteira. E com certeza muitos outros moradores nunca visitaram muitos desses pontos históricos da cidade, posso citar como exemplo meus próprios pais”.

“Temos uma cultura muito rica, os povos que habitam a cidade vieram dos mais variados lugares e essa miscigenação cultural deu origem a uma cultura que só Planaltina conhece. Já ouvi pessoas que ousaram dizer que Planaltina não tem cultura! Dizem isso apenas porque não tiveram a honra que conhecer as manifestações de fé da Festa do Divino ou da encenação da Via Sacra. Que não visitaram a igrejinha, o museu ou a pedra fundamental. Que não foram no Sarau do museu ou no espetáculo de dança que ocorreu no aniversário da cidade, sem falar nas comidas, danças locais, os costumes decorrentes da religião, modo de viver… enfim, tudo isso é cultura.  E Planaltina com certeza tem muita a oferecer! ”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *